Sexta-feira, 17 de Abril de 2009

Potencialidades da Investigação em Ciências da Comunicação

Joaquim Fidalgo moderou a plenária do SOPCOM “Investigação nas Ciências da Comunicação”, que contou com a presença de Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa, Eric Felinto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Gonzalo Abril Curto, da Faculdade de Ciências da Informação de Madrid e José Manuel Paquete de Oliveira, Provedor do Telespectador da RTP.

Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, apresentou o tema “Potencialidades da Pesquisa Comparada no Estudo da Comunicação”. O projecto EU Kids Online, cuja equipa portuguesa é coordenada por esta investigadora, pretende tentar compreender como é que os jovens europeus se relacionam com os novos media, em especial a Internet.

O estudo comparado entre Portugal, a Polónia e o Reino Unido, será uma das bases para o alargamento da comparação aos restantes países da União Europeia. O objectivo do EU Kids Online é encontrar dados úteis a cientistas, professores e educadores. A pesquisa transnacional permite assim a recolha de informações mais completas num espaço progressivamente mais globalizado.

Eric Felinto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação (Compós), abordou o tema “A Pesquisa em Comunicação no Brasil”. O investigador explicou que a “comunicação brasileira é uma área aberta e que existe um grande incentivo à pesquisa”. No Brasil são atribuídas cem bolsas por ano para investigação, revelou.

José Manuel Paquete de Oliveira encerrou a sessão plenária com o tema “Para chegar onde chegámos, para sair de onde estamos”. Na sua apresentação, destacou o novo contexto político criado no país pela revolução de Abril de 1974.

O teórico apontou como sinais caracterizadores da investigação portuguesa a produção relativamente elevada, excessivamente abrangente e tematicamente dispersa e pouco apoiada empresarialmente. Apesar disso, o Provedor do Telespectador da RTP,  considera que “o papel assumido pelos media na criação de uma sociedade aberta, plural e livre, assim como a criação de centros de investigação, constituíram passos essenciais para a evolução das Ciências da Comunicação”.

[EH e RJ]

publicado por sopcom2009 às 20:54
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

.Subscrever feeds