Sexta-feira, 17 de Abril de 2009

Compreender a diversidade humana

Augusto Deodato Guerreiro, da Universidade Lusófona, foi o primeiro orador da segunda sessão temática de “Teorias da Comunicação” do LUSOCOM. O investigador abordou o tema “da mobilidade e acessibilidade de todas as pessoas à informação e à cultura”, explorando a problemática dos indivíduos com deficiência. Deodato Guerreiro defendeu que “o espelho de um país ou de um povo traduz-se no conjunto das suas sensibilidades e na intercompreensão da diversidade humana”.

Por seu lado, Maria Immacolata Vassalo de Lopes, da Universidade de São Paulo, apresentou o tema “A Telenovela como ‘Narrativa da Nação’ - Notas para uma Experiência Metodológica em Comunidade Virtual”, baseado em investigação sobre a ficção televisiva, direccionada para as representações e construções das identidades culturais.

Utilizando um estudo que deu especial atenção à persona, “um dos arquétipos básicos que compõe a psique humana”, Susi Berbel Monteiro, da Universidade de Sotrocada, aprofundou a análise sobre os impactos da Indústria Cultural e dos Meios de Comunicação de Massa.

“Reflexões sobre a prática comunicacional em rede” foi o tema trabalhado por Xenya de Aguiar Bucchioni, da Universidade Estadual Paulista, que expôs a problemática das concepções teóricas que valorizam os aspectos técnicos das novas tecnologias de informação e comunicação. Referindo autores como Wolton e Mattelart, lembrou a “necessidade de se pensar nos aspectos sociais e culturais envolvidos na comunicação e no uso da informação na época da Internet”.

Por último, Zara Pinto-Coelho, da Universidade do Minho (UM), apresentou o tema “Pensando as campanhas de prevenção do VIH/SIDA: uma proposta de investigação”. A investigadora analisou o caso das campanhas públicas portuguesas de prevenção da SIDA. O estudo foi realizado em co-autoria com Helena Pires, Silvana Ribeiro da Silva, Emília Fernandes e Pedro Ribeiro da Silva, também da UM.

[AFC e SV]

publicado por sopcom2009 às 21:58
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

.Subscrever feeds