Terça-feira, 14 de Abril de 2009

A Lusofonia e a Globalização

A primeira conferência da Lusocom teve como tema A Lusofonia e a Globalização. A mesa, moderada por Fernando Santos Neves, reitor da Universidade Lusófona do Porto, contou com a presença de José Marques de Melo, vice-presidente da Lusocom,  Isabel Ferin Cunha, da Universidade Católica, o escritor moçambicano Nélson Saúte e o jornalista guineense António Nhaga.

 

“A lusofonia é uma comunidade cultural sem fronteiras físicas” afirmou José Marques de Melo, sublinhando que “estão criadas as condições necessárias para o intercâmbio lusófono”. Alertou também para a utilidade de “capitalizar o legado acumulado pelos nossos pioneiros”. Apesar desta necessidade de intercâmbio cultural através das ligações lusófonas, Marques de Melo defende que “a nossa sociedade carece de valores e confiança no futuro”.

 

 

 

A professora Isabel Ferin Cunha focou os pontos fortes da lusofonia afirmando que esta “contribui para uma diversidade humana e cultural, para novas expectativas e para experiências comuns e actividades conjuntas, como na música e no cinema”. Acrescentou que a lusofonia caracteriza-se “por ser um local simbólico definido por relações de poder e por uma construção diaspórica feita de fluxos e refluxos".

 

 

Nélson Saúte falou sobre Moçambique, afirmando que “muitos moçambicanos estão à parte da ideia de globalização e que esta serviu para aumentar as desigualdades sociais no país, nomeadamente a exclusão social”.

 

Para a imprensa guineense a ideia de lusofonia ainda causa estranheza, testemunha António Nhaga. Mas o mesmo defende, no entanto, que as suas raízes são mais lusófonas do que francófonas.

 

[IF/PR]

 

publicado por sopcom2009 às 15:01
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

.Subscrever feeds