Quarta-feira, 15 de Abril de 2009

A Praxis Política na Era Digital

Neusa Demartini Gomes, da Universidade Católica do Rio Grande do Sul, abriu a primeira sessão de Comunicação Política do LUSOCOM com um estudo arqueológico sobre a política. Focando-se na propaganda, Demartini Gomes discutiu a importância da imagem dos políticos. Deu como exemplo o presidente brasileiro, Lula da Silva, para ilustrar a ideia de espectacularização e personalismo na política, afirmando que “a sua imagem foi sendo modificada ao longo do tempo: passou de trabalhista a neo-liberal“. Esta mudança gerou muitas críticas na sociedade brasileira, uma vez que a imagem do presidente deixou de estar associada à dos sindicatos.

   
 
"A Comunicação Política na Era da Internet" foi  o tema analisado por João Canavilhas, da Universidade da Beira Interior “, que estudou fenómenos como a Web 2.0. "Aquilo que interessa às audiências é, principalmente, aquilo que não interessa aos políticos”, afirmou.   Segundo Canavilhas, a comunicação política assenta em três pliares: discursos, comportamentos políticos e opinião pública. O investigador sublinhou o crescimento da percepção de participação cívica através de novos dispositivos de comunicação política, como o Youtube ou o Sapo Vídeos.
 
Cristiane Bru Bernardes, jornalista responsável pela cobertura da Câmara dos Deputados no Brasil, apresentou algumas teorias acerca da informação política e falou sobre o poder Bi-Cameral do Estado Brasileiro, constituído por 503 deputados. A investigadora referiu que no Brasil “poucas pessoas têm condições para comprar um computador e são ainda menos aquelas que podem aceder à internet”, concluindo que “existe falta de estratégias políticas unificadas de resposta”.

 

 

[IF]

publicado por sopcom2009 às 09:22
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

.Subscrever feeds