Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

“Sangue, suor e lágrimas”: o êxito da ciência nos media

Na conferência de encerramento do Congresso LUSOCOM, Ieda Tucherman trabalhou o tema “Mídia e Biopolítica: a Nova retórica do Catastrofismo”. Tucherman estabeleceu uma relação entre ciência e media, que envolve o tratamento de fenómenos como o aquecimento global e outros problemas relacionados com o meio ambiente.

 

O jogo da Física com o tempo estabelece uma relação com o presente e o passado que dá origem uma revolução, defendeu Ieda Tucherman. Para a investigadora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a queda do muro de Berlim marcou o início de uma nova lógica para os Media, antes fundada na Liberdade e Fraternidade e actualmente assente na Saúde, Eficiência e Tecnologia.

 

 

Neste novo modelo de comunicação, a ciência surge como interesse de costumização da cultura de massas, uma quase homogeneização que impede a diversidade nos Media. “Inventa-se uma inversão da visão”, defendeu Tucherman. ”Não é o corpo a cuidar de nós mas nós a vivermos para cuidar do corpo”.

 

Com a revolução da medicina, a pesquisa em revistas científicas tornou-se apetecível para os media. Títulos como Galileu, SuperInteressante e Scientific American  discutem  doenças como “cancro e sida, que garantem o espectáculo, ou seja, sangue, suor e lágrimas” explicou. Na ligação dos media com a biopolítica não encontramos alternativas para vivermos melhor neste mundo, mas essa é a responsabilidade dos comunicadores. “No imaginário político dos países do centro, a catástrofe a evitar tende a substituir a revolução a realizar”, concluiu.

 

[AFC/SV]

publicado por sopcom2009 às 18:11
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

.Subscrever feeds