Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

Discutindo os Novos Media

A sessão plenária “Novos Media e Desenvolvimento”, moderada por Manuel da Costa Leite, da Universidade Lusófona, iniciou-se com a apresentação do projecto Fabricarte por Cristina Gouveia, da empresa YDreams. Este projecto de espaço público e novos media consiste em atrair e desenvolver talentos locais que criam sinergias únicas, combinando ciência, arte e desporto, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários para o sucesso.

 
 
 

Massimo Felice, da Universidade de São Paulo, abordou a questão das tecnologias comunicativas do habitar e a crise do antropomorfismo social. O investigador italiano analisou a utilização dos novos media por parte das populações nativas e classificou-as como redes sociais atópicas, de tecnologia e transformação social. O autor considera que a utilização dos novos media nestas produções de carácter periférico instaura uma crise no pensamento sociológico.

 

A intervenção seguinte ficou a cargo de José Rebelo, do ISCTE, que fez uma abordagem sobre a “comunicação em tempo de crise”. Segundo o investigador, é necessário criar um ponto de partida para o “politeísmo dos valores”, uma busca de consensos onde, por exemplo, “o conceito abstracto de harmonia passe a ser um conceito concreto”.

 
 

Manuel José Damásio, da Universidade Lusófona encerrou a sessão com a apresentação do tema “Da natureza da experiência no uso dos media: literacia e aprendizagem”. O investigador enumerou alguns dos problemas que a relação entre literacia e media provoca, destacando a falsa aprendizagem e a possível confusão entre conhecimento e entretenimento. Propôs ainda uma reabilitação da Teoria dos Efeitos.

 

[RQ e SV]

publicado por sopcom2009 às 20:20
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

.Subscrever feeds