Quarta-feira, 8 de Abril de 2009

VI SOPCOM - VIII LUSOCOM - II COLÓQUIO PORTUGAL-BRASIL - IV CONGRESSO IBÉRICO

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação da Universidade Lusófona irá acolher o 6º Congresso SOPCOM, o 8º Congresso LUSOCOM e o 4º Congresso IBÉRICO entre 14 e 18 de Abril de 2009, sob os respectivos temas, ‘Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia’, ‘Comunicação, Espaço Global e Lusofonia’ e ‘Redes, Meios e Diversidade Cultural no Espaço Ibérico’.

 

A realização destes três eventos permitirá potenciar as sinergias decorrentes de uma maior proximidade de investigadores portugueses das Ciências da Comunicação com os seus colegas dos países de expressão de língua portuguesa por um lado, e, por outro lado, com os colegas que trabalham num contexto ibérico. O último evento em que a SOPCOM procedeu à organização conjunta de Congressos LUSOCOM e IBÉRICO foi na Covilhã, em 2004. A Universidade Lusófona espera poder recuperar essa tradição de cooperação inter-universitária num espaço lusófono e ibérico, com o intuito de repensar o futuro das Ciências da Comunicação em circunstâncias em que cada vez mais se diluem as fronteiras entre disciplinas tradicionais.

 

A investigação na área dos media afecta quase todos os aspectos da vida social e da produção cultural no nosso quotidiano. O desenvolvimento das novas tecnologias entrosa-se não só nas práticas de comunicação social como também na formação e desenvolvimento de identidades individuais. Tendo como objectivo consolidar os laços que unem as comunidades científicas num espaço lusófono e ibérico, os Congressos contribuirão para apoiar imaginários comuns, revelando-se de crucial importância para fazer face à crescente hegemonia de outros espaços geográficos globalizados. Ao promover a reflexão sobre identidades lusófona e ibérica, localmente contextualizadas, e tecnologias da informação de cariz global, realçam-se as manifestações ‘localizadas’ e ‘globalizadas’ da sociedade em rede.

 

Os Congressos acolhidos pela Universidade Lusófona vão proporcionar a oportunidade de reflectir sobre novas formas de cooperação no espaço lusófono e ibérico, difundindo novos conhecimentos que acalentem o desenvolvimento das ciências da comunicação.

publicado por sopcom2009 às 10:45
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

.Subscrever feeds