Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

Retórica e Influência

Manuel Joaquim de Sousa Pereira, da Universidade de Compostela, abriu a primeira sessão temática de “Retórica e Argumentação” no âmbito do Congresso SOPCOM, com uma análise subordinada ao campo da Performance e Marketing Pessoal. Focou a atitude das pessoas, a sua marca pessoal e argumentação e os três saberes necessários à afirmação perante o mundo exterior.

 

“O sucesso pessoal não existe sem felicidade” afirmou, referindo-se assim aos indicadores sociais da auto-realização. Entre a comunicação massificada e o marketing pessoal interpõe-se a necessidade de partilhar e, ao mesmo tempo, de manter algo escondido, como um jogador de póquer.

 

 

 

“De que forma o poder pessoal influencia o outro?” Esta foi a questão retórica colocada por José Esteves Rei. “O que somos deve reflectir o que fazemos/falamos. Como um bebé que quando nasce estranha e depois entranha”, respondeu. Tudo isto envolve um trabalho de convencimento, falar a língua do outro, persuasão, retórica e argumentação.

 

[AFC]

publicado por sopcom2009 às 18:24
link do post | comentar | favorito

Ficha Técnica



Edição e Coordenação
Carla Rodrigues Cardoso
Daniel dos Santos Cardoso

 


Redacção e Fotografia das temáticas
Ana Filipa Cordeiro
Chrystian Lima
Edi Hernandez
Irina Freitas
Paulo Rosa
Rui Joaquim
Silvana Veiga

 


Coordenação Vídeo
Sara Pina

 


Grafismo
Timóteo Rodrigues

.Pesquisar

 

.Abril 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Posts recentes

. “Não existem opiniões anó...

. Direitos a quem respeita...

. Made in Lusófona

. Ciência Forense ou “Super...

. Para uma Superação dos Me...

. Novas formas de Comunida...

. Compreender a diversidade...

. Dois exemplos do dinamism...

. Perigos da Globalização

. Viagem pelos media e pela...

.Arquivos

. Abril 2009

.Subscrever feeds